domingo, 19 de julho de 2009

Sinceridade não mata, mas pode causar um infarto.

Falar a verdade é sempre bom, mas tem gente que peca pela falta de noção, pelo tom de voz utilizado, pelo lugar e momento escolhido para passar a informação, e até mesmo na escolha do vocábulo e na comunicação não verbal, como os gestos. Pessoas idosas, por exemplo, não podem receber uma notícia forte sem um preparo. Da mesma forma, um amigo pode não gostar de ouvir verdades e até mesmo romper uma amizade com você por crer que você tem "inveja da felicidade que ele acredita ter".

Devido a isso, temos que ter um certo cuidado em falar a verdade para não machucar o outro. Há verdades que a gente realmente gostaria de omitir, mas que devem ser ditas. Uma vez pedi uma opinião sincera para um conhecido pela internet, e não gostei da resposta. Tive vontade de batê-lo, e acabei correndo pro quarto com os olhos marejados. Entretanto, ele estava certo. Hoje valorizo o toque que ele me deu e desde então dou mais crédito às suas opiniões.

Internet é um meio frio, onde podemos falar certas coisas com mais facilidade do que presencialmente, mas ao vivo, quando a verdade trata-se de algo impactante e que pode até mudar o curso de vida de uma pessoa, é melhor escolher um ambiente tranquilo e expressar num tom calmo o que tem que ser dito. Escolha sempre eufemismos, palavras que oferenderiam menos o receptor da mensagem, e dê todo apoio possível à pessoa. Pode ter certeza de que mais tarde ela irá te agradecer e dizer "é, é verdade, você me salvou de uma furada".

Quero terminar a postagem com um trecho de uma das mais famosas e polêmicas músicas de Rogério Skylab, "Chico Xavier e Roberto Carlos". E não, não vou suprimir nem censurar os palavrões, porque isso é ferir a liberdade de expressão e acabaria com todo o sentido e graça do poema:

"Chico Xavier é viado, Roberto Carlos tem perna de pau, pau, pau! E apesar de tudo, é tão comovente. A verdade explode na cara da gente. A verdade é crua, a verdade é nua, a verdade torce, a verdade estupra. A verdade é puta, a verdade é puta. A verdade trai e nem se comove. A verdade grita, com poucas palavras. A verdade arde, a verdade arde... Então era isso, o surpreendente. Era tão obvio, tão evidente. Tava na cara, tava nos modos. Tava na forma e era o bom senso. Então era isso, eu ia pensando. A mídia gritava: mentira, mentira. E eu nem ligava, e prosseguia, tranquilo e fodido eu ia dizendo: CHICO XAVIER É VIADO, ROBERTO CARLOS TEM PERNA DE PAU."

Nenhum comentário: