segunda-feira, 27 de julho de 2009

Night, o mundo do faz-de-conta

As mulheres, com quilos de maquiagem no rosto. O famoso "reboco na cara". Cabelos, seios, e até bunda falsa. "Na night vale tudo", dizem alguns. Já os homens não se preocupam tanto com o visual. Mas é impressionante, eles sempre moram nos melhores bairros, e sempre são bem-sucedidos. Tão bem-sucedidos que evitam muitas vezes de ligar para as mulheres que conhecem à noite porque nem crédito no celular têm. Acho bom eles irem embora antes da meia-noite, antes que virem abóbora. Esse é o mundo do faz-de-conta e quase folclórico da noite carioca.

A inspiração do post surgiu através da conversa com um amigo, que me lembrou das "historinhas fantásticas" de dois homens que ouvi na night e das quais ele também foi ouvinte, pois estava do meu lado. Bem, o que falar sobre essa tática? Como tática (arte de manobrar, segundo a Wikipédia), ou seja, para atingir uma meta a curto prazo, esse papo-furado serve, sim, para que o cara fique com alguma mulher. Talvez consiga mais um ou dois encontros. Mas é fato que algumas mulheres já se deram conta de que não dá pra acreditar no que um cara diz na night. Não só nas nights, diga-se de passagem.

Mas as mulheres também não estão isentas de culpa, de forma alguma. E usam diversos artifícios para seduzir os homens. As mulheres vão pra night tão enfeitadas que mais parecem árvores de natal. Bem, esconder-se atrás de acessórios que chamem mais atenção que elas é uma boa tática. Suas roupas têm tanto brilho e lantejoulas que ofusca a visão de qualquer um. A produção é tanta, estendendo-se de lentes de contato à cinta-ligas, que um cara que sai com uma mulher dessas à luz do dia corre o risco de não reconhecê-la. Isso se não levarem um susto. Tem homem que bebe a ponto de seus critérios de seleção irem para o espaço. Qualquer mulher serve. As vezes nem precisa ser mulher. O que importa é o prazer, a felicidade ilusória de estar com uma mulher imaginária que só existe na cabeça de um homem alcolizado ou entorpecido de outra substância qualquer.

Qual o objetivo de se sair à noite, para a maioria das pessoas? Viver o momento, curtir, buscar a felicidade fugaz e instantânea. E para isso, vale tudo, segundo alguns. Inclusive inventar um personagem fictício de tal calibre que nem os melhores escritores ousariam inventar. Por isso, não levem a noite carioca tão a serio. Não é impossível encontrar a cara-metade numa boate, mas as pessoas têm que aprender a serem mais céticas em relação ao que os outros falam e aparentam ser. Mesmo porque as luzes fracas, o álcool, e um estado mais eufórico, causado pela animação de se estar entre amigos, músicas agitadas, e inclusive a influência e a pressão que fazem para que você (esse caso remete mais aos homens) fique com alguém distorcem consideravelmente sua percepção.

Eu particularmente não sou muito fã dessa busca pelo prazer imediato e momentâneo. Saio na night com o objetivo de me divertir ouvindo música, vendo gente, e bebendo. Não espero nada da noite, mas também não deixo de conhecer homens que me despertem algum interesse. Porém, sem expectativas futuras. Não entro no mundo do faz-de-conta, só faço de conta que acredito em tudo. Tudo é mentira até que se prove o contrário.

Nenhum comentário: