quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Presentes de Natal


Eu não comemoro o Natal, mas eu me sinto na obrigação de presentear alguém que vai me dar um presente. Mas a questão é: eu ODEIO comprar coisas para mim, quanto mais presente para os outros. E pra piorar a situação, temos um agravante: os shoppings lotaaaados por causa do Natal. Ainda não entendo como as pessoas arrumam dinheiro num país onde não há escasses de empregos e os salários são baixos. Às vezes tenho a sensação de que sou a única pessoa sem dinheiro no mundo.

Gosto de fazer compras, sim, mas quando tenho dinheiro e encontro o que eu quero bem na minha frente, num estalar de dedos. E em promoção. Ou seja: quase nunca. Eu tenho uma certa dificuldade para comprar coisas. Demoro um século para escolher algo para mim, e não me sinto à vontade de fazer compras na companhia de outras pessoas, exceto minha mãe. (Confidências de uma marmanja de 25 anos.) E quando tenho que comprar para presentear alguém? Como disse na postagem anterior, meu nível de ansiedade vai a mil só de pensar em a pessoa não gostar do que comprei, ou de ter gastado muito enquanto a pessoa me comprou um presente de grego.

É, mas não tem jeito: temos que fazer algo de que não gostamos ou não estamos afim só por causa de um costume. E, no meu caso, costume o qual não faz nem parte das minhas crenças. Data que para mim não tem outro motivo que explorar o 13º suado do povo, em escala internacional. E para os que me leem, boas compras nos shoppings, que mais parecem latas de atum; no Saara (Rio de Janeiro), em cuja época do ano faz jus ao nome; na serra - Petrópolis ouTeresópolis (Rio de Janeiro) -, que, apesar das temperaturas mais baixas, apresenta preços lá no alto, devido à famosa “lei da oferta e da procura” do marketing; e em qualquer outro lugar em que você se atreva em fazer compras, que com toda a certeza deve estar lotado.

2 comentários:

Rafael Poubel disse...

O natal é uma época extremamente consumista e muitas pessoas esquecem seu real signifado: ser solidário, tolerante, ter compaixão e para os cristãos, esquecem que é o dia do nascimento de jesus cristo. Pessoalmente acho uma época extramente hipócrita, já que muitas pessoas são arrogantes e estúpidas o ano todo e nessa época tentam ser mais amigáveis e caridosas. A comemoração do natal tinha que ser o ano todo, o ano todo tínhamos que ser pessoas mais íntegras.

Maya . disse...

Po Rafael, concordo plenamente. Famílias que vivem aos tapas o ano todo se reúnem no natal com a cara mais lavada do mundo e com sorrisos falsos estampados no rosto. Tem familiares que passam o ano toooodo sem se ver e, no natal, tornam-se "mais próximos que nunca". É só passar o dia de natal para voltar tudo ao normal.