domingo, 23 de maio de 2010

Passione: razão x emoção

Eu sou da opinião que, apesar da proposta, a nova novela das nove será um fracasso. O povo foi levado à exaustão pela globo depois de tanta novela com tema italiano feita pela emissora. Acho que o autor pecou nesse ponto, porque a proposta, de discutir o lado passional x racional do ser humano, se bem aproveitada, levantaria um belo debate e iria acumular uma boa audiência.

Levantei essa questão do ser humano ser cada vez mais racional na postagem anterior, onde descrevi os métodos, bem questionáveis, que as pessoas têm usado para traçar seus objetivos. Há pessoas que se entregam à emoção, ao desejo, e se deixam levar por toda a sensação boa que um grande amor dá, como o personagem do Tony Ramos. E há pessoas que de forma fria e calculista traçam planos questionáveis ética e moralmente para conseguir o que querem, mentindo e pensando só nelas, sem nenhum peso na consciência do mal que possam estar fazendo a outras pessoas, como faz a personagem da Mariana Ximenes.

Personagens como os citados acima são facilmente encontrados no nosso dia a dia. Há muito executivo bem-sucedido que prejudicou muita gente para chegar onde está, enquanto há pessoas supercompetentes, porém humildes, que vivem suas vidinhas com a consciência leve e fazendo o que gostam, sem estresses e culpas. A novela, portanto, levanta um assunto que muitas pessoas já têm trazido às suas conversas nas mesas de bar, mas que ainda não foi abordado tão diretamente pela TV.

Você é passional ou racional? Se você pudesse escolher, que tipo de conduta adotaria para o seu dia a dia? Qual são os prós e contras de cada uma? É valido enganar, mentir e prejudicar pessoas só para conseguir o que você quer? Que mal isso pode trazer a sua vida? Se a mentira tem pernas curtas, por quanto tempo alguém conseguiria sustentá-la?

Bom-dia a todos!

4 comentários:

Publicidade Esportiva disse...

Oláaaa Maya

Estou passando para desejar uma ótima semana. Sexta, a bola rola p/ Copa do Mundo. Grande abraço!

Publicidade Esportiva disse...

Olá Maya, tudo bem? Espero que sim.

Obrigado pela companhia e amizade nesse ano de 2010.
Que 2011 possa ser um ano de paz, saúde e realizações e possamos continuar com essa parceria entre os blogs.

Tudo de bom para você e sua família.

Um grande abraço!

Tem post novo no blog!

Maya . disse...

É, a novela está no fim, e não precisei ser nenhuma Mãe Dinah para saber que seria um fracasso. Para ganhar audiência, o autor saiu matando todo mundo, enxertou um monte de maldades na trama e nem assim conseguiu a atenção do público. Novela inverossímel, chata e apelativa.

Maya . disse...

*Inverossímil.