Eu sou da opinião que, apesar da proposta, a nova novela das nove será um fracasso. O povo foi levado à exaustão pela globo depois de tanta novela com tema italiano feita pela emissora. Acho que o autor pecou nesse ponto, porque a proposta, de discutir o lado passional x racional do ser humano, se bem aproveitada, levantaria um belo debate e iria acumular uma boa audiência.
Levantei essa questão do ser humano ser cada vez mais racional na postagem anterior, onde descrevi os métodos, bem questionáveis, que as pessoas têm usado para traçar seus objetivos. Há pessoas que se entregam à emoção, ao desejo, e se deixam levar por toda a sensação boa que um grande amor dá, como o personagem do Tony Ramos. E há pessoas que de forma fria e calculista traçam planos questionáveis ética e moralmente para conseguir o que querem, mentindo e pensando só nelas, sem nenhum peso na consciência do mal que possam estar fazendo a outras pessoas, como faz a personagem da Mariana Ximenes.
Personagens como os citados acima são facilmente encontrados no nosso dia a dia. Há muito executivo bem-sucedido que prejudicou muita gente para chegar onde está, enquanto há pessoas supercompetentes, porém humildes, que vivem suas vidinhas com a consciência leve e fazendo o que gostam, sem estresses e culpas. A novela, portanto, levanta um assunto que muitas pessoas já têm trazido às suas conversas nas mesas de bar, mas que ainda não foi abordado tão diretamente pela TV.
Você é passional ou racional? Se você pudesse escolher, que tipo de conduta adotaria para o seu dia a dia? Qual são os prós e contras de cada uma? É valido enganar, mentir e prejudicar pessoas só para conseguir o que você quer? Que mal isso pode trazer a sua vida? Se a mentira tem pernas curtas, por quanto tempo alguém conseguiria sustentá-la?
Bom-dia a todos!